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Pós-Graduação

Pós-Graduação

Educação Especial e Inclusiva

Área do Conhecimento
Educação
Forma de Oferta
420h composta de aulas síncronas, atividades extraclasse, seminários e pesquisas
Público Alvo
Educadores, psicólogos, terapeutas, assistentes sociais e qualquer outro graduado com interesse neste campo de conhecimento
Objetivos
•O objetivo do curso de pós-graduação em Educação Especial e Inclusiva é formar profissionais capazes de compreender e atuar de forma eficaz em situações relacionadas à diversidade e inclusão. Isso inclui desenvolver habilidades para lidar com alunos com necessidades educacionais especiais e adaptar o ensino para atender às necessidades de todos os alunos, incluindo aqueles com deficiências físicas, mentais ou de aprendizagem. Além disso, o curso também inclui estudos direcionados a questões de raça, gênero, orientação sexual, questões sociais e culturais, relacionadas à diversidade e inclusão na educação.

• A oferta do curso de pós-graduação em Educação Especial e Inclusiva é justificada pela necessidade de formação de profissionais capacitados para atender às crescentes demandas da educação inclusiva. A inclusão de alunos, considerando necessidades educacionais especiais, raça, gênero, etnia, orientação sexual etc., nas escolas regulares e em espaços não escolares, tem sido uma tendência mundial nos últimos anos, e essa tendência tem se refletido também no Brasil. Considerando o Brasil e tendo em vista, que este apresenta diferenças econômicas, sociais e culturais alarmantes, a demanda por profissionais qualificados para trabalhar em contextos inclusivos se faz cada vez mais crescente, sendo necessário, portanto, formar profissionais habilitados ao desenvolvimento de técnicas e instrumentos que atendam as diferentes necessidades, dos diferentes sujeitos – com respeito à diversidade e pluralidade e sob os paliares da inclusão e da equidade – tanto no espaço escolar quanto no espaço não escolar

• Desse modo, a proposição de um curso de pós-graduação em Educação Especial e Inclusiva justifica-se por permitir aos professores, profissionais da educação, psicólogos e profissionais de áreas congênitas adquirir conhecimentos e habilidades especializadas para atender às diferentes necessidades e garantir a igualdade de acesso a todos os níveis de educação e formação para os mais vulneráveis, incluindo as pessoas com deficiência ou necessidades educacionais especiais, os povos indígenas, as crianças, jovens e adultos em situação de vulnerabilidade. Justifica-se ainda por possibilitar uma visão ampla do binômio inclusão/exclusão que está posto no gênero, na raça, na etnia, na classe social, na doença mental, nas vítimas violência, na orientação sexual. Isso inclui aprender sobre a adaptação de materiais de ensino, a criação de ambientes de aprendizagem inclusivos e a implementação de estratégias de ensino eficazes. Além disso, a pós-graduação em Educação Especial e Inclusiva justifica-se, pois auxiliará professores, psicólogos e profissionais afins a desenvolver competências em liderança e colaboração para trabalhar em equipe e com outros profissionais para garantir que os alunos – independente da condição física, mental, econômica, cultural e social – recebam o apoio de que precisam para o sucesso acadêmico e social.

• O curso de pós-graduação em Educação Especial e Inclusiva fornecerá aos professores e profissionais congênitos as habilidades e conhecimentos necessários para criar um ambiente de aprendizado inclusivo e eficaz. Além disso, o curso também ajudará os profissionais formados a se tornarem líderes e defensores da educação inclusiva em suas escolas, comunidades e outros espaços de atuação.

Profissão e Campo de Atuação:
• Professor em espaços escolares públicos e privados, da Educação Básica ao Ensino Superior, também na Educação Especial e na Educação Corporativa. Espaços não escolares como Organizações não Governamentais, museus, hospitais, abrigos, clínicas de reabilitação, centros comunitários, dentre outros. Organização de sistemas e processos que têm como objetivo a eliminação de barreiras de exclusão e no desenvolvimento de ações, práticas comportamentos e atitudes inclusivas que promovam práticas que promovam o acesso, a participação e o aprendizado tendo como base os pilares inclusão e equidade. Administração e gestão de programas e projetos educacionais voltados para educação especial e inclusiva. Implementação e desenvolvimento de programas e projetos educacionais que promovam a inclusão de alunos com necessidades especiais nas escolas regulares. Atendimento e desenvolvimento de programas educacionais para alunos com necessidades especiais em escolas especiais ou em classes específicas. Participação em pesquisas e desenvolvimento de novas metodologias e técnicas para atendimento de alunos com necessidades especiais. Promoção de cursos e oficinas para professores e profissionais da educação sobre temas relacionados à educação especial e inclusiva.

Renée Coura Ivo

coordenadora

Doutora e Mestre em Educação: Currículo pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), na linha de Políticas Públicas e Reformas Educacionais e Curriculares. Psicopedagoga e Pedagoga pela Universidade Nove de Julho (Uninove).
Experiência docente em orientação de Trabalho de Conclusão de Curso, orientação de Estágio Supervisionado Obrigatório em cursos de graduação e pós-graduação lato sensu, também como professora conteudista e tutora de disciplinas em EAD.


Documentos para matrícula
- 01 Cópia autenticada do Diploma de conclusão de curso superior válido ou reconhecido no Brasil;
- 01 Cópia do Histórico escolar do curso superior;
- 01 Cópia do Comprovante de Residência;
- 01 Cópia da Certidão de Nascimento ou Casamento;
- 01 Cópia do CPF (não pode ser CNH);
- 01 Cópia do RG (não pode ser CNH);
- 01 Foto 3x4 (recente).
Envie os documentos no formato pdf ou jpg para o e-mail: secretaria@rseducacao.com.br. Telefone e Whatsapp para confirmação (11) 99238-7893.

Duração:12 meses


Turma(s):1 sábado por mês


Início:A definir


Carga Horária:420 horas





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